Dicionário



Na internet a fora, vemos muitos termos ligados ao Android. Porém, a maioria dos sites não explica o significado desses termos. Aqui no Xperia BR, vou tentar explicar.

A

A2SD - É um script usado em algumas Custom ROMs, que "desentope" o celular, melhorando o gerenciamento do SWAP, permitindo melhor desempenho.

Acelerômetro - É a peça do celular responsável por detectar se o celular está na vertical ou horizontal.

ADB - É uma ferramenta usada para enviar comandos ao seu Android pelo computador. É usada em programar usados para root, etc.

AOSP - É o "pai de todas as ROMs". Sem ele, não existem outras ROMs. Ele é o código-base de todas as ROMs. E, se não me engano, é liberado pela própria Google para desenvolvedores.

APK - É o formato de aplicativos para Android. Para instalá-los, é só usar um gerenciador de arquivos, como o ASTRO.

App2SD - Aplicativo/método usado para mover aplicativos para o cartão SD do celular, assim liberando memória interna.

B

Bluetooth - É uma tecnologia disponível em todos os aparelhos Xperia, que possibilita a troca de dados entre aparelhos sem usar fios e também permite a conexão de dispositivos sem fio ao aparelho (fones de ouvido, etc).

Bootloader - É um comando executado pelo Android antes de iniciar. É graças à ele que seu Xperia liga. É ele quem chama o seu kernel. Por isso, é necessário desbloqueá-lo para mudar de kernel.

C

Cupcake - É a versão 1.5 do sistema Android, obsoleta, muita pouca gente usa.

Custom ROM - São sistemas não-oficiais, que podem ser instalados pelo usuário, e não tem suporte oficial da Google. O suporte para esses sistemas geralmente é achado em fóruns especializados, ou até aqui no blog!

CWM - É o modo "recovery" do aparelho. Nesse modo, podem se fazer backups, instalação de Custom ROMs, etc.

D

DLNA - Tecnologia disponível em alguns aparelhos Xperia. Graças a ele, é possível a comunicação direta via Wireless com dispositivos.

Donut - É a versão 1.6 do sistema Android, e assim como o Cupcake, está obsoleta.

E

Eclair - É a versão 2.1 do sistema Android. Ainda é bastante usada, mas está se tornando obsoleta ao longo do tempo. Geralmente que as usa, é porque ainda não sabe atualizar o aparelho via Custom ROM, pois não fazem mais Custom ROMs baseadas no Eclair (se existem, eu ainda não vi...).

F

Froyo - É a versão 2.2 do sistema Android. Mais usada do que o Eclair, é bastante usada. Ainda não está obsoleta. Existem algumas Custom ROMs baseadas nele, mas são poucas, e oferecem poucos recursos se comparadas às ROMs superiores. É uma versão que é frequentemente usada em aparelhos "xing-ling".

G

G1 - Foi o primeiro smartphone Android lançado. Foi lançado pela HTC em 2008 e nunca chegou no Brasil, mas é possível obtê-lo via importadora.

Gingerbread - É a versão 2.3 do sistema Android. É a versão mais usada do Android no mundo. Na minha opinião, é a versão mais estável do Android, e que tem a melhor relação Recursos X Leveza. Existem milhares de Custom ROMs baseadas no Gingerbread, além de que ele tem um suporte excelente pela comunidade.

GSM - É o padrão de telefonia, a tecnologia usada no Brasil para telefonia.

H

Hard Reset - É o reset de fábrica. É como uma formatação de sistema.

HVGA - É uma resolução de tela frequentemente usada nos Android's, e que alguns Xperia usam. É a resolução 320x480.

I

Ice Cream Sandwich (ICS) - É a versão 4.0 do Android. É uma versão com interface magnífica, mas grande consumista de bateria em aparelhos mais simples (Xperia Mini). A grande maioria dos Xperia tem atualização para a versão 4.0. Existem várias Custom ROMs baseadas no ICS na internet.

J

Jelly Bean (JB) - É a mais nova versão 4.1 do Android. É uma versão melhorada do ICS, com desempenho melhorado, e consumo de bateria também melhorado. Poucos aparelhos já receberam o JB oficialmente. Existem Custom ROMs do JB para quase todos os aparelhos da linha Xperia, inclusive o X10 Mini Pro. 

K

Kernel - É a base do sistema, a parte que você não enxerga da ROM. Todo o ecossistema do Android. Pode ser comparado ao nosso organismo.

L

Launcher - É a parte da interface responsável pela tela inicial e pela tela de aplicativos. Existem diversos launchers alternativos para instalar. Aqui no blog, postarei vários deles.

N

NFC - É uma tecnologia semelhante ao Bluetooth, só que muito mais rápida e melhorada.

Q

QR Code - É uma espécie de código de barras. Só que invés de usar barras, usa quadrados. Neles podem haver textos ou links. Podem ser decifrados com um aplicativo decifrador.

QVGA - Resolução mais baixa de tela para Android. É a resolução 240x320.

R

Root - É o super-usuário do Android. Pode ser comparado ao Administrador do Windows ou ao Sudo do Linux. Com ele você tem acesso à todo o sistema.

Os principais termos foram colocados aqui. Se está faltando algum termo importante, comente!