sábado, 8 de dezembro de 2012

Como trocar de kernel

Linux, o kernel do Android
Bom, antes de começar o tutorial em si, vou falar sobre o que é o kernel por si só. O kernel não está só no seu Xperia ou aparelho Android, mas também em seu computador, e diversos outros eletrônicos. O kernel é o que interliga o software ao hardware. Ou seja, ele é quem liga as peças físicas do aparelho ao sistema, que você vê na tela. Ele é o centro de tudo, administra todo o sistema enquanto você mexe no mesmo. Basicamente, é o kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.

O Android usa o kernel Linux. Mas, ao mudar de kernel, você continuará usando o kernel Linux, por mais estranho que seja. Algumas ROMs requerem que você mude de kernel para usá-las. Esses kernel's não oficiais, são chamados de Custom Kernel, que não são feitos pela fabricante, e sim por desenvolvedores, que vivem de doações. Esses Custom Kernel's, por mais que sejam diferentes dos kernel's de fábrica, ainda sim são feitos em cima do kernel Linux, e é impossível mudar esse fato, já que o Android é feito em cima do Linux.

Mas, por que algumas ROMs existem que você mude de kernel para usá-las? A questão, é que algumas ROMs querem trazer melhorias de desempenho, que só um Custom Kernel é capaz de oferecer, como por exemplo o overclock do processador. 

Bom, depois dessa longa explicação (nem me dei conta de que escrevi tanto), vamos ao que interessa. Primeiramente, vamos ver os pré-requisitos para realizar o procedimento:
  • Aparelho rooteado. Para ver como fazer na linha 2010/2011, clique aqui. Para ver como fazer na linha 2012, clique aqui.
  • Bootloader desbloqueado. Para ver como fazer, clique aqui.
  • Sony PC Companion instalado no PC.
  • Uma ROM compatível com o kernel que você vai usar. A maioria dos Custom Kernel's não é compatível com a ROM Stock, a ROM que vem de fábrica no seu aparelho. Sendo assim, só troque de kernel quando for necessário.
Se seu aparelho atende à todos os pré-requisitos, vamos começar o complexo tutorial de como mudar o kernel do aparelho.

Flashtool, a ferramenta que muda o kernel do seu aparelho
   1. Baixe e instale o Flashtool, clicando aqui.
   2. Agora, vá na pasta onde você instalou o Flashtool, então vá na pasta "Drivers" e execute o arquivo "ggsetup.exe". Então, reinicie o computador.
   3. Ao extrair o kernel que você baixou, vai aparecer um arquivo com extensão .FTF. Copie esse arquivo para a pasta "Firmware", que fica na pasta de instalação do Flashtool.
   4. Abra o Flashtool, e clique no botão Flash (é o botão que parece um raio);
   5. Na janela que abriu, selecione os arquivos do kernel, que geralmente tem extensão .SIN;
   6. Desligue seu celular, e deixe o dedo pressionado no botão Voltar;
   7. Ainda pressionando o botão Voltar, conecte o celular ao computador via USB;
   8. Após acender uma luz verde e o processo iniciar, você já pode soltar o botão Voltar;
   9. O processo é rápido. Depois de concluído o processo, aparecerá uma mensagem dizendo para desconectar o aparelho do USB e ligá-lo.
   10. Ao ligar o aparelho, ele vai ficar travado no logo do novo kernel. Mas não se assuste. Isso acontece porque você ainda não instalou uma ROM compatível com o kernel instalado. Agora é só instalar a ROM (em breve tutorial), e o seu aparelho vai ligar normalmente.